(DRG)
O Ser é composto, constituído, por dois princípios que chamamos de “Essência” e “substância”, estes dois princípios são verdadeiramente as duas bases universais que constituem o Ser. A essência é frequentemente definida como um ingrediente ativo determinante.
Observe que a distinção entre Essência e substância é encontrada na doutrina tradicional da Índia, sob os termos de Purusha e Prakriti. Esta distinção também pode ser traduzida, em termos mais pictóricos e mais concretos, em Terra e Céu. Guénon demonstra, além disso, que o Ser é “polarizado” entre Essência e substância apenas em relação à nossa maneira de considerá-lo, ou seja, de acordo com a Manifestação universal da qual ele é fonte e causa. Na verdade, na Unidade do Ser em si, nenhuma distinção é mais relevante, porque além da Manifestação, todos os casais distintivos desaparecem, desaparecem.
(RGSC, cap. XVI, “Relações de ponto e extensão”, cap. XXIV, “O raio celeste e seu plano de reflexão”, cap. XXVIII, “RGGT”. HDV, cap. IV, “Purusha e Prakriti”.)
Veja Emanação, Nâma-Rupâ, Prakriti, Purusha, Qualidade.