Action unknown: copypageplugin__copy
bazan:gnosis-prefacio
GNOSIS – PREFÁCIO
Ao Leitor
Aproveitando, portanto, esses valiosos elementos e sugestões, tentamos expor e demonstrar na publicação original deste trabalho a seguinte tese:
-
O gnosticismo se apresenta como um fenômeno religioso profundo, unitário e autônomo, do qual o gnosticismo cristão, sob suas diversas famílias, e o oriental - maniqueísmo e mandeísmo - constituem seus diferentes exemplos ou casos históricos.
-
Como fenômeno autônomo, o gnosticismo possui uma essência que lhe é peculiar, baseada em uma gnose e no desenvolvimento do conteúdo desse conhecimento, no qual se identificam a faculdade que apreende e o âmbito apreendido.
-
O gnosticismo (não por suas características individualizantes, mas por seu espírito universal) é uma forma de filosofia perennis et universalis, porque evidencia em seus mitos, seus ritos e no comportamento teórico e prático de seus adeptos mais autênticos, uma experiência profunda do Absoluto como a verdadeira Unidade à luz da qual tudo se ilumina, mas diante da qual tudo, igualmente, desaparece. Por isso, ou seja, por esse nível superior de compreensão e pela manutenção de suas notas correspondentes ao plano religioso, ele se coloca entre as religiões esotéricas, se é possível a expressão.
-
O conteúdo de tal experiência religiosa se expressa necessariamente por meio de formas simbólicas, analógicas e negativas e até mesmo do próprio discurso racional, que conservam, apesar de sua aparente confusão, uma sólida lógica interna, mas que, acima de tudo, são uma exortação permanente para alcançar aquela mesma força espiritual que origina essas expressões.
/home/mccastro/public_html/perenialistas/data/pages/bazan/gnosis-prefacio.txt · Last modified: by 127.0.0.1
