A oitava proposição, esta é a força de todas as forças, pois vence tudo o que é fino e penetra em tudo o que é sólido, refere-se ao fato de que o fino ou volátil só pode dominar-se ligando-o ao firme ou corporal, e que mediante a união com o espiritual a consciência originalmente corporal converte-se em força penetrante e sublime.
-
Jabir descreve como o corpo sólido transformado em fino e leve mistura-se com o espírito e lhe dá consistência, enquanto o espírito dá ao corpo resistência ao fogo e imutabilidade, e da conjunção de ambos obtém-se uma substância que ocupa posição intermediária entre os dois extremos.
A nona proposição, o mundo pequeno está feito à semelhança do mundo grande, indica que o mundo pequeno, a imagem perfeita do grande, é o homem que realizou sua natureza original, revelando claramente o verdadeiro objetivo da alquimia.
A décima e décima primeira proposições, por isso e deste modo se realizarão aplicações prodigiosas, e por isso me chamam Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da sabedoria de todo o mundo, indicam que os sábios percorrem esse caminho e que as três partes da sabedoria representam as três fases principais do Universo: a existência puramente espiritual, a psíquica e a corporal, cujos símbolos são o Céu, o reino intermediário do ar e a Terra.
A décima segunda proposição, terminado está o que disse da obra do Sol, pode significar também da obra do ouro ou da fabricação do ouro.
Toda a Tábua Esmeralda é uma explicação do selo salomônico, cujos dois triângulos podem representar tanto a forma essencial e a matéria, como o espírito e a alma, como o enxofre e o mercúrio, como o volátil e o sólido, como a força espiritual e a existência corporal.