benoist:elementos-tipos
ELEMENTOS E TIPOS ZODIACAIS
SOCOA, Michel de. Bases de l’astrologie individuelle. Typologie e caractères. Paris: Éditions Traditionnelles, 1981.
* A tipologia astrológica será abordada por intermédio dos elementos e das triplicidades, única maneira de evidenciar a ligação dos temperamentos e dos caracteres com o cosmos, sendo que em cada triplicidade cada signo receberá sua correspondência psicológica fundamental e sua representação na tipologia planetária.
-
O elemento água, correspondente à infância e a toda origem, é o mais difícil de definir por sua natureza, destinado que está a tomar todas as formas possíveis, e se manifesta em três signos que expressam respectivamente a formação terrestre, a transformação e a morte, e a redenção.
-
No Câncer, signo passivo dominado pela Lua instável e ritmada, evoca a matéria-prima original e o caos onde se misturam todos os germes das fecundações futuras; o lunar desse signo é proteiforme e cambiante, sua atividade se molda sobre o obstáculo e o absorve por uma lenta digestão.
-
No Escorpião, o marciano flegmático-linfático tem o espírito voltado para todas as metamorfoses e transformações vitais, será antiquário, médico ou químico, curioso de todas as matérias onde a morte ameaça a vida.
-
Nos Peixes, o jupiteriano oscila entre a vida do Câncer e a morte do Escorpião, sendo o flegmático bon vivant, o coração religioso que se devota aos pobres e doentes, o poeta místico que necessita da vida futura como bálsamo para os males da vida presente.
-
O elemento ar, correspondente à juventude e ao início de toda coisa, produz nervosos que são respiratórios, cuja ação se exprime pela palavra pronunciada ou fixada, a do orador ou do artista, e se manifesta em três signos que expressam respectivamente a profecia, o espírito de sistema e a razão dialética.
-
Na Balança, o veneriano busca em tudo a harmonia e o equilíbrio, seja das ideias visando a síntese total, dos seres pela diplomacia ou caridade, das formas pela criação artística; espiritualizado por Saturno, exprime o lado psíquico do amor em oposição ao apego físico do Touro.
-
Em Aquário, o saturniano refuga sua eloquência e se cria às vezes um mundo imaginário; é o signo dos discípulos que escrevem as Sumas ou difundem a Boa Nova, dos obedientes e às vezes dos fanáticos.
-
Em Gêmeos, o mercuriano é dirigido pela evidência da razão, adapta e vulgariza os sistemas dos sonhadores de Aquário, discute e ensina, e diz coisas difíceis com um máximo de clareza.
-
O elemento fogo, correspondente à idade viril e ao apogeu de toda coisa, produz o tipo sanguíneo e se manifesta em três signos que expressam respectivamente a ação que brisa e consome, a irradiação autoritária e a organização.
-
No Áries, o marciano é um sanguíneo voluntário, difícil de submeter a uma vontade alheia, sobretudo um ativo cujo tipo é o capitão ou o soldado, que age para ser seguido.
-
Em Leão, o solar fixa o fogo e irradia antes de tudo para si mesmo, acredita em si e impõe essa fé aos outros, possuindo a imobilidade do orgulho, a autoridade natural e a ambição dela decorrente; comanda para ser obedecido.
-
Em Sagitário, o jupiteriano transforma o impulso criador em regras e princípios, codifica em leis o estado de fato inaugurado pelo marciano do Áries e estabilizado pelo solar de Leão, sendo administrador, juiz ou ministro do culto; seu sentido de sociabilidade atenua a violência marciana e o orgulho solar.
-
O elemento terra, correspondente à coagulação alquímica e ao resultado de toda coisa, produz o tipo bilioso e se manifesta em três signos que expressam respectivamente a construção, a acumulação e a distribuição.
-
No Capricórnio, o saturniano é um realizador que aplica seus dons à matéria visível, todos os seus atos são refletidos e de longo alcance, e impõe suas visões com flexibilidade e diplomacia, o que pode fazer desse caráter um grande político.
-
No Touro, o veneriano é um bilioso concentrado que acumula e coleciona, atraindo a si bens e seres por uma espécie de obscura irradiação traduzida pela Vênus terrestre e seu ciúme exclusivo e absorvente.
-
Em Virgem, o mercuriano é o homo œconomicus, o comerciante, o industrial, o executor perfeito guiado pela razão prática que compreende, transpõe, vulgariza e vende a cada um segundo sua natureza e suas necessidades.
-
/home/mccastro/public_html/perenialistas/data/pages/benoist/elementos-tipos.txt · Last modified: by 127.0.0.1
-
-
-
