INDIVIDUALIDADE DO TEMA ASTROLÓGICO
SOCOA, Michel de. Bases de l’astrologie individuelle. Typologie e caractères. Paris: Éditions Traditionnelles, 1981.
Uma questão que os iniciantes em astrologia frequentemente se colocam é o limite de individualização que o mapa astrológico pressupõe em seus elementos variáveis. Um pequeno cálculo nos permitirá avaliar o valor real dessa questão. Os elementos simbólicos utilizados pela astrologia se reduzem aos doze signos do zodíaco e aos sete planetas tradicionais. É preciso acrescentar as pontas das casas, das quais as mais significativas são o ascendente e o meio do céu, mas que, na prática, podem ser resumidas no único ascendente. Portanto, pode-se dizer que um mapa depende da posição de oito elementos móveis em doze posições fixas.
Para aumentar as chances de diferenciação entre os temas, suponhamos que desejemos saber de quantas maneiras diferentes podemos colocar os oito elementos móveis nos 360 graus do zodíaco, dado que cada grau pode ter sua fisionomia particular. A fórmula matemática é simples: para colocar m coisas diferentes em n casos, o número de combinações é Nm. Portanto, a resposta à nossa pergunta é dada pela fórmula 3608, ou seja, por um número de 21 dígitos que representa 280 bilhões de bilhões. Como o número de habitantes atualmente vivos na Terra é da ordem de 2 bilhões, é fácil ver que, entre 140 bilhões de temas teóricos possíveis, apenas um encontrará sua aplicação efetiva e real em um ser humano vivo.
Supondo que as gerações se renovem a cada trinta anos, isso ainda representaria apenas 6 bilhões de temas utilizados por século. Seriam necessários alguns bilhões de séculos para esgotar os dados do problema tal como o colocamos no início desta nota. Portanto, podemos ficar tranquilos quanto às possibilidades de variedades que um determinado tema astrológico apresenta em relação a todos os outros possíveis.
Se nos objetassem que a diferença de um grau entre dois planetas é mínima demais para estabelecer uma distinção válida entre dois céus, poderíamos facilmente calcular o número de combinações possíveis que apresenta a posição dos oito elementos móveis nos doze signos. Esse número é 128=429.981.696.
