pallis:aconselhamento-8
ACONSELHAMENTO (8)
PALLIS, Marco. The Way and the Mountain: Tibet, Buddhism, and Tradition. 1st ed ed. New York: World Wisdom, Incorporated, 2008.
-
A tradição islâmica reconhece a existência dos afrad, seres raros conhecidos também em outras tradições, cuja iniciação no Conhecimento Supremo provém diretamente do Céu, sem a necessidade de um mestre vivo ou de vinculação a uma forma tradicional visível.
-
Para esses iluminados espontâneos, a Verdade sem forma é a única pátria e sua linguagem é o Inexpressível.
-
A existência de tais seres atesta que o Espírito sopra onde quer, representando uma possibilidade transcendente e remota de realização espiritual.
-
O reconhecimento da condição de fard exige evidências avassaladoras e só pode ser validado por quem possua a intuição nascida do Conhecimento profundo, sendo a própria reivindicação pessoal desse estado um indício de desqualificação.
-
Reivindicar para si tal status constitui, em circunstâncias ordinárias, a prova de que se confunde a “treva exterior” com a solidão espiritual em seu sentido superior.
-
O estado genuíno de solidão ou vazio, por corresponder a uma possibilidade de não-manifestação, exclui sinais definíveis de posse ou expressões organizadas na ação.
-
Os verdadeiros solitários são a exceção que confirma a regra da necessidade de uma tradição para a esmagadora maioria dos seres humanos, servindo apenas para afirmar a Lúdica Divina.
-
A necessidade de um suporte tradicional é atestada pelo fato de que quase todos os Mestres Espirituais conhecidos falaram em nome de uma tradição e utilizaram seus modos de expressão.
-
Professores autoproclamados habitualmente repudiam as normas tradicionais para atrair incautos, apelando para uma falsa autoestima que rejeita disciplinas formais rotuladas como obsoletas.
-
A rejeição de disciplinas formais constitui um obstáculo recorrente para o intelectual ocidental e seu equivalente oriental ocidentalizado, representando uma das principais incapacidades espirituais acumuladas na modernidade.
-
A pretensão de estar além das necessidades formais é frequentemente uma máscara para a ausência de uma disciplina real.
-
O mestre autêntico, mesmo quando dotado de realização suprema, costuma conformar-se à forma para guiar aqueles que ainda dependem do Método.
-
/home/mccastro/public_html/perenialistas/data/pages/pallis/aconselhamento-8.txt · Last modified: by 127.0.0.1
-
-
-
