Guénon
(DRG)
Guénon considerou que a palavra “Evolução” só poderia significar o desenvolvimento de um certo número de possibilidades, o que explica porque por vezes encontramos sob a sua pena expressões como: “Evolução Individual”, “Evolução Específica”, “Evolução Póstuma”, etc. “RGEME”.
Na verdade, a morte representa para o ser humano a possibilidade de uma passagem para estados sutis, uma passagem que pode ser descrita como “Evolução”, mesmo que esta passagem seja apenas uma transição, “uma fase de transição na reabsorção das faculdades individuais do manifestado para o não manifestado…”. A morte provocando a dissolução do composto que, para o homem, é a sua individualidade, Guénon mostra claramente que devemos, no entanto, estar atentos à expressão “Evolução póstuma” porque, na realidade, já não existe qualquer individualidade que evolua, estamos, pelo contrário, na presença de uma “reabsorção da individualidade no imanifesto”. O que, em linguagem simples, corresponderia mais a uma “involução” do ponto de vista da individualidade do que a uma Evolução. Em qualquer caso, estamos aqui muito longe do significado dado pelos modernos à Evolução, um significado que implica sempre a noção de progressão, uma noção que, no entanto, é desprovida de qualquer significado tradicional e é o sinal óbvio de uma grande ignorância metafísica.
(RGSC, cap. XXII, “O símbolo do Extremo Oriente do yin-yang; Equivalência metafísica do nascimento e da morte”. HDV, cap. XVII, “A evolução póstuma do ser humano”.)
Schuon
GTUFS
Não negamos que a evolução exista dentro de certos limites, como é de fato bastante evidente, mas negamos que seja um princípio universal e, portanto, uma lei que afeta e determina todas as coisas, incluindo as imutáveis; além disso, a evolução e a degeneração podem andar de mãos dadas, ocorrendo cada uma em um plano diferente. Seja como for, o que deve ser categoricamente rejeitado é a ideia de que a verdade evolui ou que as doutrinas reveladas são produto de uma evolução. (FSSG, Vicissitudes of Different Spiritual Temperaments)