Labirinto

DRG

O simbolismo do Labirinto é bem conhecido em geral, e a ideia da busca da Verdade ou das verdades ocultas, que na maioria das vezes está ligada a ele, é de fato consistente com o seu significado profundo. No entanto, Guénon enriquecerá singularmente o nosso conhecimento deste símbolo, ao mostrar que se “a pavimentação de certas igrejas foi vista como um substituto da peregrinação à Terra Santa para aqueles que não a conseguiram realizar”, é porque é oportuno compreender, “que a peregrinação é precisamente uma das figuras da iniciação, de modo que a “peregrinação à Terra Santa” é, no sentido esotérico, a mesma coisa que a “busca da Palavra perdida” ou a “busca do Santo”. Graal”.

Se sabemos, além disso, que o Labirinto conduz com a ajuda de um “fio” mais geralmente à “caverna”, lugar de morte e renascimento iniciático ou “segundo nascimento”, caverna que o Labirinto envolve com suas paredes, nos encontramos diante de uma belíssima e marcante imagem do “Centro espiritual” ou do “Coração”, ambos protegidos pelo mesmo caminho que dá acesso.

(SFCS, ch. XI, « Les Gardiens de la Terre Sainte », ch. XXIV, « La Caverne et le Labyrinthe », ch. LXVI, « Encadrements et labyrinthes », ch. LXVIII, « Liens et nœuds ».)

Veja Caverna, Centro, Coração, Fio, Jornada.