DRG
Metatron, “o Anjo da face” é o guardião, o enviado e o mediador, aquele através do qual as teofanias são produzidas no mundo visível. Ele também é chamado de “Príncipe do Mundo” (Sâr ha-ôlam), o “Pólo Celestial”, aquele que tem o aspecto de Clemência e Justiça, o “Sumo Sacerdote” (Kohen ha-gadol) e também o “Grande Príncipe” (Sâr ha-gadol), o “chefe das milícias celestiais”, o que significa “que nele está o princípio do poder real, bem como do poder sacerdotal ou pontifício a que a função corresponde a “mediador”. Este aspecto, que o aproxima do anjo Mikaël, é no entanto apenas uma face de Metatron, o seu rosto luminoso, porque também tem um rosto de natureza obscura, representado por Samaël (Sâr ha-ôlam). da Besta”, é também um número solar. Santo Hipólito, a este respeito, salientará que “o Messias e o Anticristo têm ambos como emblema o leão”, um leão que, como sabemos, é um símbolo solar por excelência. A ligação entre as duas faces de Metatron deve ser pensada corretamente, caso contrário corremos o risco de afundar numa forma de “Satanismo” que é uma grave confusão a nível espiritual, “e é precisamente esta confusão que cometem aqueles que acreditam descobrir um significado infernal na designação do “Rei do Mundo”, escreve René Guénon, involuntariamente, sem dúvida por simples ignorância (o que é uma desculpa, mas não uma justificação).
Por fim, enfatizemos que o Nome de Metatron é, além dos elementos característicos de sua natureza particular que acabamos de discutir, numericamente idêntico ao de Shaddai (O Todo-Poderoso), nome do Deus de Abraão.
(RGRM, cap. III, “A Shekinah e Metatron”. RGEC, cap. IV, “A linguagem secreta de Dante e os “Fiéis do Amor”. SFCS, cap. XX, “Seth”, cap. LX, “Luz e a chuva”, cap. LXI, “A Cadeia de Mundos”, cap. LXII, “As raízes das plantas”. Formas tradicionais e Ciclo Cósmico, “O Judaico Cabala.”)
Veja Anjo, Miguel, Malaquias, Rei, Shaddai, Teofania.