Muçulmano

GTUFS

Quaisquer que sejam as divergências entre as denominações muçulmanas, a metafísica da Unidade e da União domina todo o horizonte do pensamento, tanto xiita quanto sunita; quando tudo está dito e feito, o muçulmano é ortodoxo na medida em que se identifica com a tese fundamental do Islã e assume todas as suas consequências. (FSCIVOE, Imagens do Islã)


O muçulmano… consiste em se abrir para uma totalidade, em “render” (aslama, de onde vem a palavra islam) sua vontade a Deus, em “abandoná-la” no molde de uma Vontade divina que abrange toda a personalidade humana, do corpo ao espírito, e do nascimento ao encontro com Deus. (FSSG, O Sentido do Absoluto nas Religiões)

Substância muçulmana: A substância muçulmana é o amor a Deus combinado, pela natureza das coisas, com a contemplatividade e a nobreza de caráter; assim como com um senso de valores externos ou práticos, tais como a beleza das formas e a limpeza, ou as regras de decência imbuídas de generosidade e dignidade. O sentido das coisas externas – embora de forma alguma “vão” – deriva, em última análise, da ênfase no “discernimento”, ou do elemento ‘Verdade’; pois aquele que inicialmente discerne entre o Absoluto e o contingente, entre o Ser necessário e o ser possível – e este é o próprio conteúdo da Shahadah – aplicará prontamente discernimentos análogos na esfera da contingência. Quanto ao sentido da beleza, ele está relacionado ao mistério da Imanência. (IFA, O Mistério da Substância Profética)