Esoterismo como princípio e como via (FS)

Frithjof Schuon – O Esoterismo como princípio e como via (EPV)

Em uma grande diversidade de capítulos, o autor descreve os princípios fundamentais e as modalidades do esoterismo, iluminando assim uma realidade muitas vezes pouco conhecida ou interpretada de forma abusiva.

O esoterismo é, antes de tudo, uma maneira de ver ou de conhecer, pois “A prerrogativa do estado humano é a objetividade, cujo conteúdo essencial é o Absoluto. Não há conhecimento sem a objetividade da inteligência; não há liberdade sem a objetividade da vontade; e não há nobreza de caráter sem a objetividade da alma… Ora, o esoterismo, por meio de suas interpretações, revelações e operações interiorizantes, tende a realizar a objetividade pura e direta; essa é a sua razão de ser.”

Mas, ao mesmo tempo, nos é mostrado que esse modo de conhecimento impõe e condiciona um modo de ser e de viver que visa restaurar o homem “em sua dignidade primordial de imagem de Deus”.

Com *Lógica e Transcendência* e *Forma e Substância nas Religiões*, que o precederam, este livro se classifica entre as obras principais de Frithjof Schuon. Esta obra de uma maturidade eminente, tanto na forma quanto na inspiração, confirma e complementa com maestria uma perspectiva metafísica que abre o caminho para a “Religio perennis”.

Resumo e tópicos abaixo traduzidos de site francês dedicado a Schuon, sobre o qual estaremos aditando excertos traduzidos desta obra.