Do Divino ao Humano (FS)

Frithjof Schuon – Do Divino ao Humano (FS-DH)

Panorâmica de Metafísica e de Epistemologia

“A primeira observação que deve surpreender o homem quando ele questiona a natureza do Universo é a primazia deste milagre que é a inteligência — ou a consciência ou a subjetividade — e, consequentemente, a incomensurabilidade entre estes e os objetos materiais, seja ele um grão de areia ou o sol, ou qualquer criatura como objeto sensível.”

Neste livro que constitui uma espécie de soma metafísica e espiritual, Frithjof Schuon convida-nos a uma redescoberta da natureza mais profunda das coisas e, portanto, do que somos. Ela nos leva, a partir de uma experiência primária, o milagre da consciência, a fundar a primazia do Espírito – porque a maior inteligência não pode vir da menor matéria. Esta “evidência deslumbrante”, ao comprovar a conformidade da inteligência humana com o seu Objeto absoluto, permite-nos explorar os mistérios do Mundo divino para depois iluminar os principais aspectos do mundo humano, devido à unidade de tudo o que existe.

Este caminho luminoso do Divino ao humano deve permitir dissipar as dificuldades e as angústias que o homem moderno pode experimentar no contacto com a necessária exclusividade das formas reveladas e da margem humana que as obscurece.

O Caminho está assim aberto a um caminho pessoal, porque podemos concluir com o autor: “Acreditar em Deus é voltar a ser o que somos, voltar a sê-lo na medida em que acreditamos e onde acreditar se torna ser”. (DU DIVIN À L’HUMAIN — resumo e índice do original)